Eliana Monteiro da Silva

Pianista brasileira, Mestre e Doutora em Música pela Escola de Comunicações e Artes da USP, teve como professores de piano Walkyria Passos Claro, Roberto Sabag, Beatriz Balzi, Gilberto Tinetti e Heloísa Zani. Seu trabalho, tanto como intérprete quanto como pesquisadora, dirige-se à divulgação e valorização da contribuição intelectual da mulher no ambiente artístico e musical. 

No Mestrado analisou as composições para piano de Clara Wieck-Schumann, dando origem ao livro Clara Schumann: compositora x mulher de compositor, publicado pela Editora Ficções, e ao CD Clara Schumann – Lieder e piano solo, gravado em parceria com a cantora Clarissa Cabral. Formou o Duo Ouvir Estrelas com Clarissa Cabral , especializado em composições realizadas por mulheres. 

No Doutorado, analisou obras latino-americanas para piano gravadas pela pianista Beatriz Balzi em sua série de CDs Compositores Latino-americanos. Teve como orientador Amilcar Zani e foi financiada  pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). Desta pesquisa derivam artigos publicados na Revista Opus, Revista Hodie e Revista Concerto, além de diversos apresentados em encontros e congressos no Brasil, em Portugal e nos EUA. Foram também realizados recitais-palestras com repertório Latino-americano, em que constavam peças de Eunice Katunda, Cacilda Borges Barbosa, Marisa Resende e Graciela Paraskevaídis. 

A música composta nos séculos XX e XXI também está entre seus principais  interesses. Eliana é uma das idealizadoras do projeto interdisciplinar MusiMAC: arte contemporânea para ver e ouvir, no qual também atuou como palestrante e produtora. 

Atualmente, pesquisa a obra pianística da compositora brasileira Eunice Katunda, enquanto prepara um novo CD com obras desta e de outras compositoras brasileiras.

(http://duoouvirestrelas.com/ https://www.facebook.com/DuoOuvirEstrelas)